LANÇAMENTO DO COMPLIANCE, CÓDIGO ÉTICA E COMPORTAMENTO SOLAR AR - ESCRITÓRIO

Vocês estão cansados de verem nas mídias notícias sobre corrupção, propinas daqui e dali.

Tudo isso é resultado de uma ação mundial para proteção das empresas e das pessoas que investem no mercado de ações nos EUA.

Nos EUA a maioria da população investe no mercado acionário, e quando, uma empresa é processada por corrupção ou alguma ofensa à ética, sofrem a imposição de pagamento de multas altíssimas, além da exposição negativa nas mídias, chegando muitas vezes a fecharem suas portas resultando em prejuízos aos acionistas.

Dessa forma, o governo americano, para proteger as pessoas que realizam esse tipo de investimento e proteger o mercado empresarial, resolveu criar normas para obrigar as empresas a atuarem de forma ética nos negócios.

O descumprimento dessas normas resulta em punições severas entre elas multas e até cadeia para os envolvidos em corrupção. Acontece que, essas normas se estenderam as filiais dessas empresas ao redor do mundo, passando essas filiais, a exigirem o cumprimento dessas regras para todos que trabalham ou se relacionam com elas nao importando o país, criando um efeito em cascata abrangendo empresas grandes e pequenas, além dos órgãos públicos.

A SOLAR AR ja está sendo exigida por alguns órgãos e empresas, por isso está implementando o programa COMPLIANCE.

Se fossemos traduzir a palavra COMPLIANCE, seria algo como conforme, fazer cumprir, conformidade, agir de acordo, mas aqui, COMPLIANCE é tratado como um sistema, um programa de governança corporativa que envolve diversas regras e atividades, entre elas, a implementação do código de ética e conduta, missão visão e valores e diversas políticas, que devem reger comportamentos que garantem ou diminuem o risco de corrupção.

O COMPLIANCE não é punitivo, não é restritivo, mas uma forma de fazer atuar em conformidade com a lei, com ética, protegendo a empresa, o funcionário e toda a sociedade.

A exigência desse programa de integridade (COMPLIANCE) está sujeito a auditoria das empresas com as quais a SOLAR AR deseja transacionar, por isso, tem que ser consistente e contínuo. Não adianta apresentar um monte de documentos assinados, todos com a mesma data, é necessário provar que ele é contínuo, que existe no dia a dia, que é cumprido por todos.

Um exemplo clássico para demonstrar porque ele deve ser consistente e contínuo é o caso da mulher de Cesar, o imperador romano:

A Mulher de Cesar era muito boa, vivia de casa em casa fazendo bondade, até que, as fofoqueiras do império começaram a espalhar comentários negativos dela. Aí, Cesar chamou-a e disse: Mulher, eu sei que me ama e jamais me trairia, mas, a mulher de Cesar não basta ser honesta, tem que parecer honesta, isto falado, mandou cortar o pescoço da mulher em praça pública, valorizando assim a teoria da aparência, o negócio não basta ser honesto, tem que parecer honesto.

Assim é o COMPLIANCE, não basta dizer que tem, tem que demonstrar que existe, que é praticado, por isso exige ações e treinamento periódicos, está sujeito a auditorias.

Ele começa inicia com o conhecimento claro de todos quanto a MISSÃO, VISÃO E VALORES DA EMPRESA e a implementação do CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA da SOLAR AR.

Toda a estratégia de crescimento de uma empresa nasce a partir da MVV, por isso, desde a seleção dos funcionários até a administração da sociedade, tudo tem que estar de acordo com a MVV.

Nesta ocasião estamos lançando o CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA SOLAR AR.

Cada um tem seu código interno de ética e comportamento, não temos a intenção de mudar esse código que é de cada um, mas, esse é o CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA da SOLAR AR, é o que ela quer e exige que você siga enquanto está a serviço ou dentro da empresa ou representando-a perante qualquer pessoa.

Ele cria regras, dá garantias de respeito para você, reflete nossa imagem para a sociedade. Uma pessoa pode não conhecer a SOLAR AR, mas a partir do CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA da empresa, da sua MISSÃO, VISÃO E VALORES, poderá ter uma visão do propósito e dos valores da empresa, das garantias que ela tem ao se relacionar com vocês.

Muito cuidado, porque a partir do momento em que a sociedade tem conhecimento da MVV e do CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA da empresa, todas as suas análises são realizadas considerando o seu conteúdo, não basta dizer que tem, tem que demonstrar que é praticado (teoria da aparência).

Neste instante, como já dito, implementaremos com o passar do tempo diversas Políticas, entre elas, nesse primeiro momento, a POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO E DO COMITê DE DISCIPLINA.

O Comitê — não é dedo duro e nem punitivo, mas apenas um auxiliar no ajuste de condutas, que poderá, muitas vezes, ensejar treinamentos específicos.

Os Treinamentos não são para classificar funcionários, mas para ajuda-los á conhecerem melhor as políticas e procedimentos da SOLAR AR.

O COMPLIANCE, o CÓDIGO DE ÉTICA E COMPORTAMENTO e a implementação de todas as políticas, não terão sucesso se não contar com o compromisso de todos, por isso, nesta ocasião vocês assinarão o termo de compromisso ao COMPLIANCE e o termo de adesão ao CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA da SOLAR AR Contamos com todos!

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0